Radicalismo feminista ou Equilíbrio de gênero ? – Oppressed Marjority

feminismo colagem

Essa semana tive a oportunidade de ver muitas homenagens ás mulheres .Lojas com flores, rapazes com bombons e mimos ,muitos mimos.Mas apesar de todo esse carinho fazer bem pra alma,não é o que se quer nesse dia representativo da luta pelo respeito feminino .De todas as homenagens que presenciei a mais acertada foi o curta- metragem de uma artista francesa apresentado no ultimo domingo pelo fantástico. A artista representou exatamente o sentimento de toda a mulher.Afinal quem nunca trocou de calçada quando viu um grupinho de bebuns na esquina, ou se  fez de surda e baixou a cara de paisagem ao passar por uma construção em hora de descanso.?! Morrer de vergonha com as obscenidades que se ouve pela rua, ou com as insinuações no trabalho quando se impõe a beleza como o único modo de crescer profissionalmente  são sentimentos comuns ás mulheres.Esses são só alguns dos desrespeitos que sofremos em nosso mundo paralelo onde abusos são justificados pelas vestimentas audaciosas e não tratados como crime de mão unica.

O curta -metragem francês com 11 minutos de duração mostra com simplicidade uma inversão de papeis,no extremismo de gênero sexual .Retrata uma sociedade sexista dominada por mulheres, onde o homem passa por tudo que nós mulheres vivemos(adoraria ver essa experiencia com alguns tipos por ai #muhaha ).

opressed marjority

Oppressed Majority de Eléonore trata de forma cômica e muito critica dois pontos interessantes, o machismo da sociedade é o mais obvio.Desde as coisas mais simples ás mais graves ,ao assistir o  vídeo percebemos o quanto a sociedade se acostumou a ser machista , sem se dar conta disso.E o tratamento machista por ter se tornado algo normal, quando é colocado ao contrario ,causa estranhamento.E este fato por si só já nos prova que algo não está certo,já que se no nosso mundo homens e mulheres fossem tratados como iguais,uma inversão de papeis não mudaria muita coisa.

E é ai que se pode observar a segunda reflexão feita por Eléonore. Isso porque ela nos indaga sobre o que seria correto a se fazer para mudar o machismo da sociedade e o mostra que o radicalismo de uma inversão de papeis com o feminismo não resolveria o problema ,apenas o jogaria para o outro lado.Nessa analise, o correto então seria o que já vem ocorrendo a passos curtos no universo feminino e masculino. As mulheres lutarem por uma igualdade e respeito, e os homens se iluminarem com sabedoria para reconhecer a competência feminina além de serem humildes a ponto de não sobreporem suas vontades por razão alguma. Afinal tudo que é extremo acaba por se tornar prejudicial a alguém.

Por isso e por outros motivos que ainda hão de se descobrir o Oppressed Majority é incrível,genial,futurista e inteligente. Passa sua mensagem de forma simples e te acorda pra lutar contra o problema e não tentar tender a um domínio , sim buscar um equilíbrio.

Otima reflexão.

eubeijo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s