A culpa é das estrelas – resenha do livro

Imagem

O céu estava cinzento e nublado, mas não chovia ainda. Desliguei quando ouvi a voz do Augustus na saudação da caixa postal e coloquei o telefone no chão ao meu lado. Continuei olhando para o balanço, pensando que eu abriria mão de todos os dias doentes que me restavam em troca de poucos saudáveis. Tentei me convencer de que poderia ser pior, que o mundo não era uma fábrica de realização de desejos, que eu estava vivendo com câncer e não morrendo por causa dele, que eu não deveria deixar que ele me matasse antes da hora, e aí comecei a murmurar idiota idiota idiota idiota idiota idiota sem parar até que o som da palavra se desassociou do seu significado.

 

 

Essa é a historia de como fiquei viciada em ler por um dia inteiro! A algum tempo ouvia falar sobre o livro de John Green  em quase todos os lugares.Na faculdade,entre amigos, entre familiares, na internet e até em casa, todo mundo comentava muito bem sobre a historia de “a culpa é das estrelas.”Mas eram comentários que não diziam muito sobre o enredo ou o tipo de livro que eu iria ler,somente representavam a emoção de já ter o lido .Comentários do tipo – é linnnnndo *_* , ahhh eu adorei!!!!!!, não consegui não chorar mesmo assim me diverti muito. A cada comentário minha curiosidade aumentava,mas eram tantos livros bons que iam surgindo ,e cada livro que eu lia na esperança de o tal livro ser o próximo acabava me ligando a outro livro e ficava num ciclo vicioso rsrs… Por sorte, tenho um ótimo namorido escolhido a dedo por mim e o universo conspirando *_*,que comprou o exemplar pra mim .Mal pude conter a ansiedade de começar a ler e assim que iniciei a jornada queria ficar prolongando a lida pra durar mais tempo a emoção mas quando a historia engrenou não consegui fazer mais nada!Foi um dia inteiro sem tirar os olhos das paginas mágicas de John Green.

NUM RESUMO VAGO E SIMPLISTA : O livro conta a historia de amor de dois adolescentes em estado terminal acometidos pelo câncer que se conhecem num grupo de apoio da doença.

Hazel tem câncer de tireoide com metástase nos pulmões , mas aparentemente controlado por um medicamento experimental e Guz câncer nos ossos tendo que amputar uma das pernas .BEM TRÁGICO. =( O enredo daria tudo pra um romance clichê e extra dramático mas não é atoa que a obra ganhou tantos fãs.A cada pagina passamos por uma reflexão de nós mesmos sobre como lidamos com o mundo e com nossa  própria vida. Hazel , personagem principal , é uma menina inicialmente sem perspectiva de vida.Passa seus dias presa em frente a TV com suas series favoritas ,alguns livros e seus pais. Sem ir a escola a tempos ,sua socialização reduzia a medida que a doença avançava. Mesmo assim não faz o tipo doente terminal dramática deprimida, apenas se conformou com a doença e prefere ficar na sua. É fato que quando se esta com câncer e o único modo de respirar e dormir em paz é com a ajuda de um respirador de oxigênio preso ao seu corpo não dá pra fazer muita coisa mesmo . Isso até Hazel ouvir sua mãe e fazer a primeira de muitas outras visitas a um centro de apoio a crianças com câncer em busca de novas amizades e companhia na luta contra a doença. É num desses encontros entediantes onde nada se diz mas muito se fala, que Hazel se surpreende ao conhecer Gus, um garoto de humor ácido e muito confiante apesar de ter perdido a perna pra um osteosarcoma. É a partir daí que a magia do livro acontece. Qualquer um de nós meros humanos mortais e medrosos que somos ficaríamos acanhados ou cuidadosos diante de uma pessoa interessante e atraente mas esses dois personagens não.Eles simplesmente agem como se fossem amigos a tempos. Passam a se encontrar cada vez mais e Gus inteligente como é acaba por encantar Hazel a cada piada ácida e gracejo que faz com as bobagens da vida.Tudo parece muito efêmero e banal que faz os dois discutirem a todo tempo sobre como as pessoas convencionam suas vidas ao invés de vivê-las e aproveitá-las. Além da doença, o que os une é a vontade imensa de viver, de sobreviver e acima de tudo, amar. Entre diálogos e flertes ,Hazel apresenta a gus seu livro favorito  e os dois passam a fazer uma busca apaixonante pelo fim dos personagens secundários daquela historia e acabam vitimas de um amor muito bonito. Gus é um príncipe gente !! é inteligente, misterioso, bonito e muito cativante.Não tem como resistir. Porém “o mundo não é uma Fabrica de sonhos” e os problemas surgem para os dois .Mas os jovens estão dispostos a resolvê-los ate o esgotar de suas forças.

Confesso que não esperava me envolver tanto a historia mas como sou humana chorei e ri muito lendo A culpa é das estrelas. Fiquei querendo mais! Acho que esse é o segredo de tanto sucesso. Ainda não entrou no topo dos meus livros favoritos mas me conquistou de verdade, é um ótimo jeito de nos fazer repensar nossa vida.

Além da historia emocionante e instigadora ainda ganhamos de bônus ótimas frases de reflexão pra levar pro nosso mundo . Eu RECOMENDO MUITO!

aculpa_dasestrelassem-tc3adtulo-2

kakau

Encontrei esse vídeo feito por uma fã da obra e achei muito bonitinho. Confiram (é lindo!)

E pra quem é fissurado em filmes e está ansioso pela representação de “A culpa é das estrelas” nos cinemas , trouxe o trailer pra nos aguçar a ansiedade. O filme, cuja estreia nos EUA está prevista para 6 de junho, provavelmente, estará nos cinemas brasileiros por volta de 15 de agosto.

Se não leu, leia.Não tem como se arrepender!


literar-estrelas-capaA CULPA É DAS ESTRELAS
Autor: John Green
Título original: The Fault in our Stars
2012, 288 páginas, Editora Intrínseca
Onde comprar?
-Saraiva
Submarino
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)

eubeijo

Leave a Reply

