Práticas que ajudam a diminuir a sua pegada ecológica.

 / ©: WWF
Adotar estilos de vida mais equilibrados e amigáveis com o meio ambiente é fundamental para o planeta. Há muitas coisas que você pode fazer no seu dia-a-dia, basta ter disposição e prestar atenção no caminho. O planeta e a vida agradecem!

ALIMENTAÇÃO

 / ©: WWF-Brasil

Se você consome os alimentos da estação, frutas, verduras, legumes e cereais produzidos localmente, através da agricultura orgânica, parabéns! Assim você contribui para a redução do uso de agrotóxicos e para uma exploração mais racional dos recursos do planeta.

Por isso, evite alto consumo diário de proteínas (carne animal), de produtos industrializados e de fast food. Além de uma dieta mais saudável, você irá evitar a produção de muitas embalagens, que logo viram lixo. E lembre-se para a produção de cada alimento, agua e energia são utilizadas então não desperdice e evite o consumo dos alimentos mais degradantes ao meio ambiente.Abaixo esta uma tabela do consumo médio de água para a fabricação de alguns deles.

HÁBITOS

 / ©: WWF-BrasilTodos os nossos hábitos de moradia, alimentação, consumo, locomoção têm relação direta com a utilização dos recursos naturais, assim como nossas opções de lazer. Divertir-se é algo fundamental para a boa qualidade de vida, mas o lazer e o turismo predatório são responsáveis por algumas das mais visíveis.Procure conhecer as chamadas “viagens sustentáveis”, nas quais o transporte e a estadia são coletivos, a mão de obra local é valorizada, assim como o artesanato e as comidas típicas da região. Da mesma forma, no lazer urbano, é importante valorizar o contato com a Natureza, visitando parques, estações ecológicas, e evitar a geração de grande quantidade de lixo.

CONSUMO

 / ©: WWF-Brasil

    O excesso de hábitos consumistas é um dos fatores que mais contribui para o esgotamento das reservas      naturais do planeta. Evite substituir aparelhos de alta tecnologia sem necessidade e reduza o consumo de  descartáveis.Além de reduzir sua Pegada, esses hábitos vão fazer bem para seu bolso!
Procure adquirir produtos “verdes”, de empresas que estejam envolvidas em programas de    responsabilidade socioambiental e certificadas com o ISSO 14000 (certificação ambiental).

MORADIA

 / ©: WWF-Brasil

Procure identificar vazamentos em sua casa ou no seu bairro, evite o uso da mangueira para limpar calçadas ou lavar o carro e junte roupas para lavar e passar.

TRANSPORTE

 / ©: WWF-Brasil

O aquecimento global é causado, em grande parte, pelos gases da combustão dos motores dos automóveis. Por isso, um transporte sustentável tem de levar o máximo de carga gastando o mínimo de combustível.Dessa forma, evite andar de carro sozinho. Você pode ampliar suas formas de locomoção, utilizando bicicletas, percorrendo pequenos trechos a pé, privilegiando o uso de transporte coletivo ou organizando caronas solidárias com colegas de trabalho ou da escola.

E aí, estão inspirados pra começar um novo estilo de vida? é difícil se mudar tudo de uma vez mas, se quiser mesmo comece com pequenos atos e logo logo seus esforços serão hábitos e você estará contribuindo para um mundo melhor.

A Internet é uma das melhores ferramentas para fazermos nossa parte em comunicar a importância da conservação da natureza e o uso sustentável dos recursos naturais.

Ao distribuir os banners do WWF-Brasil em seu blog, fotolog ou portal, você participa diretamente dos esforços de conservação da natureza.  AJUDE!

post original pertencente a WWF-Brasil.

 

eubeijo

 

Advertisements

One thought on “Práticas que ajudam a diminuir a sua pegada ecológica.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s