Semana do meio ambiente, produtos com selo verde de qualidade.

Fotor0606182025

Com a onda verde que tem conquistado o mundo do mercado e da publicidade, ficou difícil saber se as ações ligadas a sustentabilidade são reais ou apenas jogadas de marketing. Para evitar esse problema basta ficar de olho se no creminho,make up,shampoo ou condicionador tem um selo verde emitido pelo IBND-Instituto brasileiro de Defesa da Natureza.Geralmente eles vem estampados nos rótulos e certificam o comprometimento da empresa no desenvolvimento sustentável. como consumo consciente de energia,descarte adequado dos seus resíduos,preocupação com matéria prima e sua proveniência além de preocupações com preservação de reservas para que estas não sejam atingidas pelos nossos impulsos. Então na próxima vez que for escolher um produto de beleza lembre-se de verificar se eles acompanham um selo verde! Afinal os cosméticos são produzidos a partir de milhares de subprodutos químicos muitas vezes tóxicos que podem ser prejudiciais não só para o meio ambiente como para os consumidores diretos também.

Se quiser saber mais sobre a historia dos cosméticos acompanhe esse vídeo da serie historia das coisas .O Vídeo foi produzido em 2010 mas é bem esclarecedor e de fácil entendimento. Vale a pena assistir!

Os selos verdes são divididos em  Projetos de Gestão Ambiental, Projetos de Neutralização de Carbono e Projetos de Gestão de Eventos e se estendem a instituições,Empresas, Eventos e produtos.

A lista de empresas parceiras do IBND está aqui para quem quiser conferir. No Brasil, por exemplo, a Natura, que é uma empresa nacional se preocupa em aproveitar – e anunciar o uso – da biodiversidade de modo consciente. No projeto Natura Ekos, que começou há dez anos, estão engajadas 1.977 famílias (de 27 comunidades), que ajudam no fornecimento de ativos da floresta, promovendo o desenvolvimento social desses locais. Além da Natura, a Éh Cosméticos tem produtos com ativos 100% orgânicos, ou seja, provenientes de cultivos que não utilizam agrotóxicos nas plantações.  A L’Oréal,  faz parte do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável e já foi premiada por sua política de prevenção aos impactos ambientais. A norte-americana Avon não ficou atrás , estabeleceu em 2004 o objetivo de reduzir 10% o consumo de água a cada 1.000 produtos produzidos.

Então, vendo a preocupação das empresas em se adequar a proteção ambiental, nos dá um animo a mais para escolher bem nosso desejo de consumo pensando não só em ficar bonita mas em deixar o mundo tão bonito quanto merecemos.

eubeijo

Advertisements

2 thoughts on “Semana do meio ambiente, produtos com selo verde de qualidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s