Comprar ou adotar? – Amigos de estimação!

Fotor062214446

Faz um tempo que venho notando cada vez mais campanhas de adoção de cães e gatos pelas redes sociais e outras mídias ,mas percebo também muita gente sonhando com um cachorrinho de determinada raça porque é mais bonitinho, fofinho, pequeno ou outro motivo qualquer(tipo porque a Paris Hilton tem um que é lindo e eu quero imitar ela #sqn)  que as faz  pagarem um preço alto por esse sonho. Defensores dos dois segmentos agarram com unhas, dentes e garras as suas escolhas. Pelas rodas de bate papo, entre amigos e até na internet, as pessoas brigam por julgar um tipo de opinião mais certa que a outra.Independente de qual for sua opinião, respeite o desejo do próximo e exija respeito do seus próprios anseios mas lembre-se sempre adotar ou comprar um animal é uma decisão importante a se tomar, já que um cachorro vive de 10 a 15 anos dentro de um família. Então se decidir ter um pet em casa ,não tem mais volta! Até porque, depois que a gente descobre o amor de uma lambida não consegue mais se desapegar dela. Pra quem tem duvida entre comprar e adotar ,mas está com muita vontade de ter um cachorro ou gato, eu tentei resumir algumas vantagens e desvantagens de cada escolha. Sua decisão vai depender das suas necessidades.

Fotor062220132

Vantagens de adoÇÃO

1. Você está ajudando um animal abandonado

Existem milhares de animais a cada dia sendo abandonados pelas ruas por serem velhos,doentes ou apenas por exigirem responsabilidade demais dos seus supostos donos.Esses animais nem sempre dão tanta sorte, mas muitas vezes são recolhidos por abrigos e cuidados até encontrarem um novo dono que realmente o queira.Adotando um animal de abrigo ou mesmo das ruas você ajuda animais sem esperança, carentes de carinho e que foram abandonados .Mostra a eles o lado bom dos humanos.com muito amor e carinho.

Quando um de nós leva um bichinho, de algum abrigo ou das ruas, além dele ficar muito agradecido pela nossa atitude e nos devolver com muito carinho,estamos fazendo uma ótima ação de amor além de colaborar para que os animais sejam bem tratados. O bom exemplo será visto por outras pessoas que poderão sentir-se estimuladas a também adotar um animal. Promover a boa ação é sempre gratificante.

2. Você não paga nada pelo animal

Para adotar um cão ou gato não é preciso ter dinheiro e pagar nenhuma taxa.É TUDO DE GRAÇA! é preciso apenas provar ter condições financeiras e local apropriado para cuidar do companheirinho. Assim,se quiser economizar um pouco ou não tiver dinheiro para comprar um,ADOTE *_* !

Se você assim como eu for dura,lisa,sem grana, pobre, marginalizada,miserável hahaha …..ops..me empolguei. Bom, se você não tiver condições de renda extra sempre,pra ir num canil e na hora da decisão de ter um animal desembolsar 200,1000 ou até mais de 3000 reais num animal de estimação pode sentir-se aliviado pois adotar um bichinho em casas de abrigo não nos custa nada além da manutenção da vida do animalzinho com alimentação ,vacina, remédios ou outras coisas que ele vai necessitar ao longo da vida. Então se você adota um animal ,pode guardar suas economias para outras coisas e ainda sobra um pouco pra dar mimos pro novo xodó da casa ,brinquedos,petiscos,uma casinha confortável etc

3. Bons abrigos permitem que interajam com o pet

Abrigos de qualidade permitem que o aspirante a dono interaja com o animal que escolher.Isso porque eles esperam que a interação ajude a confirmar uma real ligação entre o animal e o dono pra evitar futuros arrependimentos,abandonos e sofrimento para o animal. Então você pode visitar a instituição por alguns dias ou semanas até ter certeza de que rola confiança entre os dois.Lembrando que animais adultos também são ótimas opções de adoção para pessoas que precisam de mais calmaria.Já que os adultos não possuem a “eletricidade” dos filhotes em destruir suas coisas, pular em cima das pessoas ,além de serem mais facilmente adestraveis. #ficaadica

Vantagens em comprar

1. Garantia da raça

Se você ainda coloca a raça como uma das suas prioridades e não abre mão de ter um animal do jeito que imaginou então comprar é sua melhor opção pois um criador especializado poderá orientar você na sua decisão dando informações sobre detalhes,características e o comportamento do pet e avaliando se a raça é ideal pra você alem de dar garantia de estar adquirindo um animal com a raça desejada. Mas atente para o criador que escolher. Busque um de confiança, com veterinários disponíveis e local adequado para cuidados dos Pets. Pois muitos tentam vender animais de raças misturadas como se fossem puros para ganhar dinheiro, além de existir empresas que vendem animais em criadores de ma qualidade ,que não oferecem  cuidados necessários aos filhotes lá criados. #fiqueESPERTA

 2. Variedade de raças

Bom, indo num criador, canil ou pet shop para comprar um animal você vai ter garantia de uma variedade de raças e de acordo com as opções poderá escolher a que mais se adapta ao seu estilo de vida. Quando você adota um animal a variedade na escolha de raças é pequena sendo as raças puras quase impossíveis .Quando você optar por comprar um animal, existe a opção de pesquisar todas as raças e escolher aquela que está de acordo com o seu gosto.A idade também é um fator que pesa na adoção, pois a maioria dos animais que vivem em abrigos está na idade adulta, sendo poucos os filhotes. Quem quer um filhotinho pode ter que procurar bastante até encontrar um abrigo que ainda tenha.Quando a opção é comprar, há diversos animais novos e filhotinhos, que são os preferidos das crianças.

3. Garantia de SAÚDE do animal

Durante a compra de um animal, fica mais fácil conhecer os cuidados que precisa, de acordo com a raça do mesmo.Quando você vai até um criador de qualidade para comprar um animal, sabe que estará adquirindo um saudável e de raça pura. Assim, já conseguirá prever os gastos necessários de cada raça, podendo planejar quais estarão de acordo com seu orçamento. Além de ter informações sobre a quantidade de banho ideal para cada raça ou predisposição a doenças e regularidade com que podem ser submetidas a exercícios.Até mesmo em questões de características físicas, quando você compra um animal de raça pura já sabe o tamanho que ele ficará e todos os demais cuidados necessários, sem se surpreender futuramente porque ele cresceu muito ou pouco.

 

Particularmente apoio muito mais a adoção, porque o que tenho visto com muita frequência são cachorros abandonados pelas ruas ou sendo maltratados enquanto pessoas que gostariam de cuida-los, não podem. Adotar leva qualidade de vida ao animal e ao dono ,alem de ser muito bom. Com relação a raça não me incomoda tanto o fato que alguém prese por um animal de raça pura , o que me perturba é o capitalismo gerado em torno de um ser vivo que merece amizade e não ser negociado como mercadoria. Mas no fim o que importa é cuidar bem do seu animal por toda a vida que ele tiver ao seu lado. 😉

eubeijo

Advertisements

One thought on “Comprar ou adotar? – Amigos de estimação!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s